sexta-feira, 8 de março de 2013

E se o leite não descer? ♥


Todo mundo está cansado de saber que o leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê, mas também escuta histórias de mulheres que sofreram horrores amamentando. Algumas se adaptam à nova rotina, outras não. Isso acontece porque, apesar de ser um ato natural na teoria, na prática, o processo pode ser bem difícil.

Nem a mãe nem o bebê sabem exatamente o que fazer, em que posição ficar. O bico do seio, uma parte do corpo praticamente sem função até então, passa a ser usado várias vezes por dia e fica muito sensível. E as mamas nem são transparentes ou têm graduações para sabermos quanto a criança bebeu!

Nos primeiros dias em casa, sem a ajuda das enfermeiras da maternidade, os problemas podem ganhar tamanha dimensão que você vai questionar como as outras mulheres fizeram isso. Não adianta achar que na primeira mamada tudo vai correr bem, como nos filmes e nas novelas. É importante ter isso bem claro para não se decepcionar. Como todo processo de aprendizagem, existem as dificuldades. E exige muita paciência e tranqüilidade.

Muitas mulheres pensam em parar por motivos emocionais, cansaço ou desânimo com a demora do bebê para se adaptar ao peito. Algumas, desistem pela demora da descida do leite e é nesta hora que elas se desesperam. É uma questão de paciência mas é nesta hora que elas desistem e o leite que deveria descer, seca.

Calma, há uma solução! Ainda não tenho filhos, mas participei da criação de muitos primos, e aprendi com a minha mãe dicas pra levar pra vida toda. Minha mãe sempre 'receitava' a tintura de algodoeiro. Na primeira vez em que a ouvi falar disto, fiquei intrigada, porque não sabia se as minhas primas tomariam! Dito e feito: no outro dia, os peitos cheios de leite e meus priminhos satisfeitos com tanto alimento! 

Minha mãe já não está mais aqui pra me receitar mais isto, mas ela me ensinou muita coisa pra quando chegar a minha vez de ser mãe - e espero que não demore muito!